Artigo publicado originalmente em 22/08/2012
Você é importante! Você tem potencialidades que nem sequer imagina! Você é imagem e semelhança de Deus; portanto, perfectível.
Você costuma notar mais diferenças do que semelhanças nas pessoas? Você acha que algumas pessoas são mais importantes que outras? É claro que há pessoas que se destacam mais, que fazem mais sucesso, que são mais populares, ou mais bonitas, ou mais ricas do que as outras.
O que faz uma pessoa parecer importante? Não será a importância que ela dá a si mesma? Afinal, somos o que pensamos. O grau de importância que nos damos é determinante para a imagem que passamos.
Analise, mesmo que por alguns segundos, as pessoas que você conhece, as pessoas com quem você tem convivido. O que predomina entre elas: as diferenças ou as semelhanças? Somos criados simples e ignorantes e vamos pouco a pouco, reencarnação após reencarnação, desenvolvendo nosso livre arbítrio.
É daí que surgem as diferenças. Vamos enveredando por inúmeros caminhos, nos diferenciando uns dos outros pelo desenvolvimento de nossa individualidade, pelos passos que damos em busca de nossa reforma íntima. Mas você, como bom observador, já deve ter notado que as diferenças são mais aparentes do que verdadeiras.
Todos gostamos de conforto, de boa comida, do aconchego familiar. Todos gostamos de usar uma roupa nova e bonita, todos gostamos de ser elogiados e valorizados, todos gostamos de subir na vida. Todos gostamos de ser respeitados, todos gostamos de ser bem atendidos em qualquer lugar, todos temos nossos problemas, todos gostamos de descansar quando estamos cansados. Escreveria um livro citando semelhanças entre todo mundo. Todo mundo é espírito imortal, se despojando de velhos defeitos e buscando acrescentar valores à sua bagagem milenar.
A verdade é que somos todos muito parecidos. Pense na pessoa mais importante que você conhece. Lembre o ser mais arrogante que você já conheceu. Eles não fazem o mesmo que você e eu quando sentam no “trono”? Não têm eles as mesmas necessidades e características humanas que nós?
No entanto, todos somos importantes. Se você não se considera importante hoje, é devido às crenças que você foi adquirindo ao longo do tempo. Você é importante, tão importante quanto qualquer outra pessoa. Você tem potencialidades que nem sequer imagina! Você é imagem e semelhança de Deus; portanto, perfectível. E único. Somos todos iguais em essência e únicos em consciência. Como você, espírito imortal único e insubstituível, não há ninguém! Há algo, neste mundo, que só você pode fazer.
Somos todos importantes, e devemos nos tratar uns aos outros como pessoas importantes que somos. Você não deve baixar a cabeça pra ninguém, pois ninguém é mais importante que você, a não ser que você queira isso. Também não convém que você olhe pra alguém de cima pra baixo, com ar de superioridade. Você não é mais do que ninguém, e não tem o direito de humilhar a quem quer que seja.
Sempre iremos encontrar pessoas despreparadas, iludidas, que pensam ser mais importantes que as outras. São os arrogantes, os pretensiosos, os autoritários. A única maneira de provarmos a nós mesmos que superamos esse estágio é através da compreensão. Se conseguirmos compreender que essas pessoas estão enganando a si mesmas, e que terão um longo caminho para trilhar no rumo da humildade, conseguiremos manter a calma e a compostura. Essa compreensão não é uma forma de amor?