É na segunda-feira que colocamos em prática a disciplina que a muito custo vamos aprendendo neste planeta de trabalho. Então viva a segunda-feira!
Você gosta de sexta-feira? O seu fim de semana costuma ser bom? Você fica triste conforme o domingo vai terminando?
Claro que o final de semana é especial. Ficar com a família, filhos, namorar, passear, tudo isso é uma maravilha! Mas a vida não pode ser um permanente fim de semana. É na segunda-feira que colocamos em prática a disciplina que a muito custo vamos aprendendo neste planeta de trabalho. Este é o planeta trabalho; lembra da frase aquela que o Adão teve que ouvir? “Ganharás o pão com o suor do teu rosto!” Pois é…
Mas isso não é, de jeito nenhum, uma condenação. Alguns preguiçosos do passado se apressaram a achar que isso fosse um castigo (se você não sabe do que estou falando, é lá bem do comecinho da bíblia, quando o Adão e a Eva comeram a fruta aquela, que nem maçã era. Você não leu; né, pecador?). Trabalhar não é castigo, pelo contrário. É através do trabalho que conquistamos disciplina, algo absolutamente necessário para que possamos fazer qualquer coisa na vida.
Não importa o que você queira fazer na vida, por menor e mais simples que seja o seu projeto, o seu objetivo, sem disciplina será bem difícil de alcançá-lo. E o trabalho é o meio que este nosso amado planeta lhe oferece para que você se discipline, para que você vença a si mesmo, para que você consiga fazer qualquer coisa além de simplesmente sobreviver.
Por isso não maldiga a segunda-feira! Cada segunda-feira que começa é um degrau que você pode subir nesse laboratório chamado trabalho. Porque é isso que o trabalho é, um laboratório onde exercitamos nossos conhecimentos. Através da rigidez de horário, da rotina, do convívio com colegas nem sempre agradáveis, das metas e obrigações a cumprir, vamos pouco a pouco nos burilando, nos adequando à grande Lei que rege o convívio entre os seres, entre as pessoas, entre irmãos de jornada.
Talvez seja complicado considerar um chefe ou colega de trabalho como irmão de jornada;
há pessoas com quem é difícil de tratar, ainda mais cotidianamente. Mas, apesar disso não ser um consolo dos melhores, a verdade é que aprendemos muito com eles, e aprendemos principalmente sobre nós mesmos. Existe meio mais eficaz de aprender sobre os próprios defeitos do que observando os erros dos outros? Se existe, por favor, me diga. O espaço para comentários é logo ali embaixo.
Valorize a segunda-feira, dê uma chance a ela. Cada dia é uma oportunidade única de experiência e aprendizado! Não desperdice tantas chances só porque elas se apresentam em dias úteis. E é praticamente impossível que você não tenha nada de positivo para agradecer quando mais uma segunda-feira começar. Você sabe muito bem que quando olhamos para trás as coisas parecem que eram mais fáceis. Por quê? Porque eram, ora essa! Nós é que nem sempre temos boa vontade e coragem para encarar os pequenos desafios que compõe o dia-a-dia. Não estou dizendo que você não tem coragem. Ao escrever a linha anterior me olhei no espelho, pois isso serve em primeiro lugar pra mim mesmo. É preciso coragem para aprender.
Agradeça a segunda-feira, viva esse dia plenamente, até o fim, buscando em cada detalhe uma lição a ser aprendida. Você verá que o dia é pródigo em lições, para assimilá-las basta estarmos atentos e dispostos. A vida não é um eterno fim de semana, seja feliz na segunda-feira! Certo?