Seja feliz por ser mulher; seja feliz todos os dias!
Você é favorável a datas como a de hoje? Dia internacional da mulher, dia do índio, dia da consciência negra, dia das crianças? Mulheres, índios, negros, crianças, pais, mães, Jesus, todos têm suas datas específicas. Entendo que a motivação inicial dessas datas é boa, tão reconhecidamente boa que não vou enumerar motivos.
Mas penso que as mulheres devem ser respeitadas e reconhecidas todos os dias, assim como os homenageados pelas outras datas.
As mulheres são espíritos habitando corpos femininos. Espíritos que atualmente estão desenvolvendo majoritariamente as qualidades femininas. Mas são espíritos. Não são seres à parte na criação. Nem acima nem abaixo dos homens. Sei que faz menos de meio século que a mulher conquistou seu espaço de direito na sociedade. Todos os motivos que você enumerar eu já li, estudei, refleti. Concordo com tudo.
Mas hoje, quando as diferenças entre homens e mulheres estão tão diminuídas em todos ou quase todos os aspectos, me parece fora de propósito tal data.
A mulher tem ocupado um espaço que é seu por direito. Pena que imita alguns defeitos do homem…
Se eu fosse mulher, acho que não gostaria de uma data pra lembrar de mim. A mulher precisa de data para ser lembrada? Isso me parece uma data essencialmente machista. Uma concessão pra homenagear as “frágeis criaturas femininas”. Como se a mulher precisasse de um favor do calendário para ser lembrada.
Vou desejar um feliz dia da mulher pra você, pra não quebrar o protocolo. Mas desejo que você seja feliz todos os dias, não só hoje, porque inventaram essa data. Quero que você seja feliz e realizada, que você se esforce para ser cada vez melhor, que você continue dando graça e leveza à vida dos seres humanos masculinos, que você não se aproxime tanto dos comportamentos e atitudes dos homens, pois não precisa disso pra nada.
Seja feliz por ser mulher!