Recebo relatos de pessoas que desanimam em meio à sua reforma íntima. Essas pessoas talvez não tenham percebido que reforma íntima requer persistência. Começam cheios de bons propósitos, seguem com algum entusiasmo no começo, mas deixam enfraquecer sua vontade quando esbarram em algum defeito mais grave.
Falo em defeito pra me tornar facilmente compreendido. Porque defeitos, mesmo, acho que nós não temos. Temos alguns vícios de comportamento, falhas de caráter. Mas o fato é que muitos desistem no meio do caminho, e recaem em velhas atitudes que há muito tempo já deveriam ter sido abandonadas.
Esquecem de um detalhe importante: Persistência. É preciso persistir, é necessário se empenhar, é imprescindível seguir em frente.
Noto que muitas pessoas ainda alimentam a ilusão de que um dia os problemas vão terminar, que um dia elas vão mudar definitivamente, que com algum esforço vão aprender alguma coisa que irá mudar as suas vidas. Mudar a vida é um exercício infinito. Você começa hoje e continua pra sempre.
Nada é por acaso. Nada é de graça. As pessoas mais iluminadas não foram abençoadas pelo destino. Elas iniciaram sua reforma há mais tempo, e mantém seus propósitos permanentemente. É assim em tudo, não só em relação às coisas do espírito.
Algumas pessoas veem um grande músico tocando e dizem que ele nasceu com o dom da música. Ele até pode ter nascido com uma aptidão especial adquirida em reencarnações anteriores, mas para chegar aonde chegou foi preciso muito treino e perseverança. Esse treino e essa perseverança ele as mantém todos os dias. Se abandoná-las, será apenas um músico medíocre.
Os maiores jogadores de futebol, quando terminam os treinamentos do clube, continuam treinando sozinhos, cobrando faltas ou repassando fundamentos. Todas as pessoas que alcançaram o sucesso em qualquer área de atuação (até na política) persistem sempre para manterem o que conquistaram e para conseguirem ir além.
Assim como ninguém se torna um músico de sucesso ou um craque do futebol da noite para o dia, assim também ninguém se torna uma pessoa virtuosa e iluminada de um momento para o outro. Assim como nenhum empresário enriquece por algum passe de mágica, assim também ninguém adquire princípios morais sólidos repentinamente.
Reforma íntima é um passo depois do outro. É o tijolinho da construção. Os maiores edifícios foram construídos tijolo por tijolo. Quanto mais persistimos, mais nos fortalecemos.
Quando persistimos com firmeza e tenacidade, recebemos o auxílio dos nossos benfeitores espirituais, espíritos desencarnados que se interessam por nós, espíritos com os quais às vezes mantemos laços afetivos de há muito tempo. Mas para recebermos a sua ajuda precisamos estar receptivos, dispostos à elevação moral.
Não desista do seu melhoramento. Risque essa palavra, desistir, da sua mente. Desistir é negar o poder de Deus que se manifesta através de você. Desistir, fracassar, difícil, impossível; são palavras que devemos ignorar se quisermos nos libertar da inferioridade espiritual.
Todos temos direito à paz, à harmonia, à confiança em nós mesmos. Todos temos o direito de encostar a cabeça no travesseiro e dormirmos como crianças. Todos temos o direito de abrir os olhos a cada novo dia com alegria por termos acordado mais uma vez, por termos mais um dia cheio de atividade e oportunidades de aprendizado.
Para termos essa disposição positiva perante à Vida é preciso persistir na reforma íntima. Não se deixar vencer por antigas más vontades.