Você entende o que é a fé? As pessoas que alcançam sucesso na vida, em qualquer área de atuação, destacam-se por sua coragem. Sem coragem não há como ter sucesso. Para vencer a inércia é preciso coragem, para ir pra frente é preciso coragem, para inovar é preciso coragem.
A pessoa corajosa não é necessariamente uma pessoa desinibida, desenvolta, falante, intrépida, desembaraçada. Coragem não é ausência de medo, é vencer o medo. Coragem é ser coerente com o que se acredita, apesar da dor que essa ação cause ou do prazer que deva ser deixado de lado em nome desses princípios.
Para nos tornarmos pessoas melhores é preciso coragem. Coragem pra ser bom. Por que todos nós tememos o desconhecido, e o progresso espiritual que almejamos é cheio de coisas desconhecidas. São sentimentos, posicionamentos e atitudes a que não estamos acostumados.
É preciso muita coragem pra nos libertarmos das algemas da ignorância, pra nos conscientizarmos de que nossa reforma íntima não pode ser indefinidamente postergada, que não podemos deixar pra amanhã o que pode ser feito hoje. Conhecemos, ao longo da vida, pessoas com graus evolutivos bem distintos. Algumas estão inegavelmente à nossa frente, já superaram fraquezas que para nós ainda são fardos grandes e desajeitados. Outras estão atrás de nós, não conseguem nem imaginar o que já sabemos, o que já alcançamos através de nosso esforço e tentativas de amor.
Mas todos, os que estão à frente e os que se atrasaram, todos chegaremos ao nosso destino, mais cedo ou mais tarde. O nosso destino é a felicidade. E a felicidade nós a encontraremos através do conhecimento e da vivência das Leis de Deus. Uns andam mais rápido, outros se arrastam. Uns pegam o ônibus direto, que segue por uma estrada reta, bem asfaltada, sem paradas. Outros pegam o pinga-pinga, que faz muitos desvios, segue pela estrada esburacada parando a toda hora. Mas o destino é o mesmo.
Hoje há uma relativa conscientização em relação à prevenção de doenças. Todos sabem, por menos que seja, de cuidados básicos que devem ter no cuidado com a saúde. Todos sabem de pequenas coisas que se deve fazer para prevenir doenças. Devemos prevenir, com maior cuidado, os males espirituais. Devemos desenvolver nossas virtudes, nossa fé, nossa fidelidade às Leis de Deus.
Deus está presente em cada partícula da creação, e ter fé em Deus é ser fiel às Leis de Deus. As Leis de Deus são o próprio Deus, que se manifesta através dessas mesmas Leis. Seguir as Leis de Deus é ser fiel a Deus, e ser fiel a Deus é ter fé. Ter fé, em última análise, é ter retidão de caráter, é seguir pelo caminho reto, é fazer o que deve ser feito quando e como deve ser feito.
Fé e coragem andam juntos. Porque ter coragem é ser coerente com aquilo em que se acredita, e ter fé é ser fiel às Leis de Deus. Quem tem fé em Deus é necessariamente corajoso. Assim entendemos porque o cristianismo teve tantos mártires, em seus primórdios. Tantas pessoas que se deixaram matar em nome de suas verdades, que são as verdades que nós ainda buscamos, teimosos que fomos. O cristianismo não precisa de mais mártires. Não precisamos morrer pela nossa verdade. Mas há algo em cada um de nós que precisa morrer. O que precisa morrer em você?