Para perceber o poder da mente é preciso que a mente esteja limpa. Limpe a sua mente e encha ela de bons e belos pensamentos. A sua mente é a sua casa.
Quase todos têm algum cuidado com as coisas materiais. Uma pessoa normal toma banho, cuida do próprio corpo. Dependendo do tipo de trabalho, há cuidados que são dispensados ao local de trabalho, mantendo-o o mais organizado e limpo possível. Com a nossa casa, o cuidado também é a regra. Procuramos não juntar coisas inúteis ou estragadas, a equipamos com o melhor que pudermos e procuramos mantê-la limpa e arrumada.
Essas coisas se referem ao físico. Corpo físico, local de trabalho, casa. O corpo físico é apenas a nossa parte visível, palpável, exterior, densa. Somos, essencialmente, o que pensamos. Geramos uma infinidade de pensamentos todas as horas. Você tem o mesmo cuidado com os seus pensamentos quanto você tem pelo seu corpo, pelo seu local de trabalho ou pela sua casa?
Nosso padrão de pensamentos é muito mais importante do que as coisas físicas. Nosso corpo físico e os locais que frequentamos com ele são apenas consequências dos nossos pensamentos. Nosso corpo envelhece e morre, nosso local de trabalho pode mudar a qualquer hora, nossa casa não será nossa casa para sempre. Mas nossos pensamentos determinam o que somos e constroem incessantemente o que seremos.
Se imaginarmos os pensamentos como coisas e a mente como nossa casa, enchemos nossa casa com as coisas que creamos. Pense coisas boas e encha a sua casa de coisas boas. Sua mente é a sua casa, é a casa dos seus pensamentos. Até quando você vai guardar nesta casa o monte de tralhas inúteis que são os seus pensamentos enfermiços e podres? Até quando você vai manter a bagunça nesta sua casa, provocada pela desordem dos pensamentos, muitos deles com prazo de validade vencido, que não servem mais para nada e lhe fazem perder seu tempo e energia? Até quando você vai deixar esta sua casa suja e sem asseio, graças aos milhares de pensamentos sujos, baixos, mesquinhos e vis que encontraram abrigo em sua mente?
Livre-se já disso! Livre-se com urgência dos maus pensamentos, limpe a sua mente, abra as janelas, permita que suas ideias sejam ventiladas pela brisa dos conceitos mais novos e acertados. Organize sua mente, ponha para fora o lixo dos pensamentos inconfessáveis, expulse da sua mente os pensamentos de inveja, ciúme, medo, vergonha, insegurança, desconfiança e azar. Isso é lixo! A sua mente é o repositório sagrado das noções elevadas de Deus. Deve ser cuidada todos os dias. Todos os dias da sua vida você deve se lembrar de colorir sua mente com ideias alegres, confiantes e construtivas. Todos os dias da sua vida você deve se concentrar em encher a sua mente de pensamentos bons, confiantes, dignos da grandeza de Deus.
É absolutamente simples substituir seus pensamentos atrasados e inúteis por novos pensamentos mais acertados, justos e reconfortantes. Faça afirmações positivas todos os dias. Que seu primeiro pensamento, ao acordar, seja forte e brilhante, positivo e bom. Alimente sua mente várias vezes ao dia com pensamentos dignos, limpos, engrandecedores. Que seu último pensamento, antes de dormir, todos os dias, seja um pensamento de gratidão, de fé, de amor, de compreensão pelo semelhante e de certeza de que cada dia será melhor e mais rico.
Sempre vai haver quatro ou cinco idiotinhas que acharão esse método fantasioso. São os que não tiveram persistência de torná-lo parte do seu cotidiano e no fundo gostam que a vida seja uma avacalhação. Que Deus os proteja e ilumine.
A vida é ação. Tudo o que se conquista se conquista com ação. Ter fé, em última análise, é agir positivamente. Mas toda ação requer um pensamento que a determine. Agir sem uma base de pensamentos saudáveis e bem estruturados é apostar no desconhecido. Tudo nasce com o pensamento. O pensamento é o ponto de partida de todo empreendimento, de toda invenção, de todo sentimento desenvolvido, de toda família bem estruturada, de toda obra meritória.
Limpe a sua mente e encha ela de bons e belos pensamentos. A sua mente é a sua casa.