Artigo publicado originalmente em 06/12/2012
No fundo do poço a sua vontade se torna bem definida: sair do poço! O seu pensamento não vacila; não há tempo pra isso. Então o poder de Deus se manifesta através de você.
Você acredita na força que você tem? Você acredita que tem uma capacidade imensa de realização? Se você já enfrentou momentos de grande dificuldade você já teve provas da sua capacidade de superação. Talvez você pense que é nos momentos de dificuldade, que é nos momentos mais complicados que você se fortalece. Isso não deixa de ser verdade. Mas não é preciso chegar ao fundo do poço para usar a sua força.
Não fomos educados para aproveitar nossos recursos interiores. As noções de religiosidade que herdamos ensinam a buscar apoio e consolo numa fonte externa, num Deus longínquo e nem sempre acessível.
Toda a força de que você precisa está dentro de você mesmo. Você tem ao seu dispor uma força potencialmente infinita. Foi isso que Jesus indicou quando nos disse que nós somos deuses.
Por que parece que só temos força quando chegamos ao fundo do poço? Porque é preciso sair de lá. Você é obrigado a isso. Ninguém aguenta ficar muito tempo no fundo úmido e frio do poço. Enquanto tudo vai bem, você não faz questão de perceber que você é muito mais do que aparenta ser, que você é espírito imortal vivendo mais uma experiência na Terra, buscando aprendizado e aperfeiçoamento moral. Quando as coisas não andam da forma como você gostaria que andassem, sua tendência é culpar alguém por isso, esperar que as coisas se resolvam por si mesmas ou delegar a solução dos seus problemas a alguém do seu convívio ou a algum santo ou ao espírito protetor.
Mas quando você não vê mais solução no horizonte, quando se esgotaram as possibilidades, quando não há mais chance de que as coisas mudem sem que você mude, então você se decide a mudar. E daí tudo muda.
Na hora do aperto você muda o seu padrão de pensamentos. Você se torna subitamente responsável e dinâmico. Abandona a inércia mental, deixa de lado as ideias comodistas e negativas, põe em movimento a sua vontade, determina para si mesmo o que você quer e age neste sentido.
Agir é importantíssimo, é a ação que produz resultados. Mas de nada vale ação sem direção definida, de nada vale agir sem planejamento. Não adianta nada agir se você não sabe qual é a sua vontade. Isso parece tão simples que chega a ser banal. Mas na maior parte das vezes não sabemos qual é a nossa vontade, não direcionamos nosso querer num fluxo contínuo e firme.
Por isso você encontra forças nos momentos de maior dificuldade. No fundo do poço a sua vontade se torna bem definida: sair do poço! O seu pensamento não vacila; não há tempo pra isso. O desconforto do ambiente é tão grande que não há espaço pra comodismo ou medo de não dar certo. Você quer sair, você quer erguer-se, você quer respirar o ar puro da superfície, você quer sentir na sua pele os raios do sol lhe aquecendo.
Então você tem vontade firme e forte. De um momento pro outro, você é um estrategista veterano. Planeja e pratica, quase simultaneamente. O resultado é rápido e inquestionável. De onde surgiu essa força que fez você se movimentar com tanta facilidade? De você, é óbvio. Mas essa força não surgiu graças à dificuldade. Essa força sempre esteve em você. Essa força está em você agora, essa força estará sempre em você.
Essa força é Deus que age através de você, essa força é você, essa força é Deus, essa força é! Você pode usar essa força sempre, em todos os momentos da sua vida. Não precisa esperar que um período mais difícil de sua vida obrigue você a acessá-la. Acredite em si mesmo, em sua capacidade. Desenvolva a sua vontade exercitando-a com pequenos objetivos. Trace metas fáceis e cumpra-as. Conforme você for adquirindo confiança em si mesmo, conforme você conseguir dominar seus pensamentos, objetivos maiores estarão ao seu alcance. Não espere chegar ao fundo do poço pra utilizar sua força interior…