Reencarnação

O espírito e a reencarnação

mulher grávida

Morel Felipe Wilkon

Ouça este artigo na voz do autor

O espírito tem nova chance de progresso a cada reencarnação. Você nasceu para progredir, para ser melhor do que jamais foi. Essa é a ordem natural das coisas. Uma gota do oceano faz parte do oceano, tem as suas qualidades. Do mesmo modo, você faz parte de Deus, tem as qualidades de Deus.

Tudo pode dar certo!

Quando o espírito se liga com a matéria, quando acontece a união celular, o espírito refaz todas as fases evolutivas pelas quais passou desde que ingressou no reino animal. A história da espécie é repetida, passando do estágio protozoário para o metazoário, da ameba ao helminto, do helminto ao peixe, do peixe ao anfíbio, do anfíbio ao antropoide  e deste ao homem. Cada segundo do desenvolvimento do embrião equivale a milhões de anos de evolução.

embrião humano
A reencarnação é uma nova chance…

Quando a criança nasce, depois de haver recapitulado toda a sua evolução animal, tem ainda alguns meses em que repassa a sua evolução pré-hominídea. Antes de se tornar bípede e deixar de engatinhar.

A reencarnação só se completa aos sete anos de idade, após ser revivida toda a escala evolutiva. A partir daí o espírito começa a se preparar para a nova oportunidade de aprendizado que tem à sua frente. A criança com esta idade volta a sentir os impulsos que a fizeram falhar no seu passado milenar. Revive, aos poucos, suas falhas de caráter e suas fraquezas morais.

As dificuldades que a existência lhe apresenta são as dificuldades que ela precisa para vencer a si mesma. Não se dá uma prova de cálculo integral a uma criança que está aprendendo geografia. Não se dá uma prova de inglês a uma criança que estuda ciências. O espírito reencarnante se depara com as provas de que necessita para vencer suas próprias dificuldades e passar de nível, subir um degrau, elevar-se um pouco mais.

Ninguém nasce condenado à maldade, à preguiça, ao vício. Trazemos as nossas qualidades e as nossas fraquezas conosco. São a nossa bagagem. São o resultado de tudo o que fizemos até hoje, em milênios de evolução da consciência.

Mas é a partir desta fase da vida, ainda na infância, que temos oportunidade de acrescentar conhecimentos e experiências à nossa bagagem milenar. Desde cedo podemos desenvolver os nossos valores mais caros ou podemos recair nos hábitos degradantes.

A tendência é o progresso. Porque tudo no universo é harmonia, e o progresso é Lei.

Se no período de ligação do espírito com a matéria acontece essa recapitulação da evolução animal, em que milhões de anos se repetem em segundos, também há uma recapitulação no desencarne. Todos os acontecimentos da existência atual aparecem em segundos ao desencarnante em retrospectiva.

Se analisarmos as parábolas e profecias de Jesus veremos que há o sentido imediato e o sentido abrangente, a longo prazo. As mesmas lições têm aplicação direta para o momento em que ocorreram, como guardam lições de eternidade, válidas para todos os tempos. Tudo o que vivemos é a representação de algo maior. Repetimos a evolução animal, refazemos a evolução pré-hominídea, nos tornamos humanos e nos deparamos com a consciência pronta para assimilar novas lições. Então podemos reviver erros de existências passadas ou podemos avançar.

Muitas vezes repetimos os mesmos erros, sempre. Reencarnação após reencarnação, falhamos nas mesmas provas, com os mesmos espíritos, mais ou menos na mesma idade. Depende exclusivamente de nós a Vontade para superarmos os obstáculos e progredirmos. Compete unicamente a nós vencermos a nós mesmos, sermos mais fortes, mais úteis, mais construtivos, mais compreensivos e dispostos a aprender.

O espírito regride?

O espírito não regride. Se não avançamos, apenas repetimos numa encarnação a soma de todas as nossas reencarnações anteriores. Se avançarmos tudo o que é possível, começamos desde os sete anos, quando se completa a reencarnação, na chamada idade da razão, e seguimos em linha reta até o término desta passagem pela matéria, de onde sairemos renovados e felizes. Se nos atrasamos e postergamos nossas reformas necessárias, devemos saber que sempre é tempo. Não é porque não avançamos até agora que devemos desistir ou desanimar. Não. Ainda dá tempo de fazer muita coisa. 

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo