Perguntas dos leitores, Temas abordados

O Espiritismo é uma verdade dura?

verdade-dura

Morel Felipe Wilkon

O Espiritismo impõe uma verdade dura? É possível ter alguns sonhos realizados nesta vida? A vida pode melhorar aqui e agora? Outras religiões oferecem uma visão mais fácil da vida. Será? O leitor Allan Correia fez questionamentos pertinentes neste sentido. Reproduzo a sua argumentação e a minha resposta. 

Morel, eu tenho uma dúvida quanto à Doutrina Espírita e seria muito grato se você pudesse me ajudar a entender melhor sobre uma questão.

Vou tentar ao máximo não me estender, mas não creio que seja algo fácil, pois acredito que precisaria de muitas palavras para externar meu entendimento e minha dúvida, mas não quero tornar isso cansativo, então vamos lá:

A Doutrina Espírita é dita uma Doutrina consoladora, a boa nova etc. Bem, eu realmente consigo concordar em vários aspectos com isso, sobretudo ao confrontar todas estas questões que batem forte com a nossa razão. Não gostaria de me alongar em exemplos, mas tudo que você fala nos seus vídeos e áudios, sobre passagens controversas na Bíblia, interpretações equivocadas e por vezes até ERRADAS. Mesmo quando não tomamos a Bíblia como objeto de análise, as religiões Católica e Evangélica  têm como filosofia coisas que por vezes me fazem duvidar que uma inteligência suprema como DEUS, poderia ter construído todo este universo complexo em cima de filosofias que, por vezes, nos soam até TOSCAS, enfim, são muitos e muitos os exemplos, tanto você, como outros estudiosos, como nossa própria razão, livre de ter que se ter uma fé pela fé, nos mostram. O Livro dos Espíritos é uma grande dádiva neste sentido, ele é praticamente perfeito no sentido de nos tirar de uma escuridão de ideias, imagino o que não deve ser para os médiuns mais sensíveis (que não é meu caso).

Porém, existe uma coisa no Espiritismo que eu considero controversa em um determinado sentido, ou então não tive informações suficientes para pensar sobre.

Como disse no início, ela é dita uma Doutrina consoladora. Consoladora por sabermos que estaremos novamente com nossos entes amados que se foram, por sabermos que teremos uma nova chance, por sabermos que o que você passa não é fruto de um espúrio acaso maldito e sim fruto de uma expiação ou missão maior, ou fruto das suas ações erradas etc. Sem falar que faz muito mais sentido entender que é a reforma íntima que nos conduz ao criador.

Morel, estudar o Espiritismo nos proporciona SIM uma análise mais rebuscada sobre nós mesmos, Nós começamos a prestar atenção SIM nos nossos defeitos morais, o que consequentemente nos remete a um entendimento de certas coisas que passamos.

Bem, tudo que explanei acima foi um pequeno resumo do ponto a que cheguei, pois julguei necessário para sua análise da minha dúvida.

MEU QUESTIONAMENTO É:

caminho reto
O caminho espírita é difícil?

O Espiritismo me remete, também, a uma situação de conformismo que é um pouco angustiante, que não é nada consolador e sim extremamente triste. Isso não foi uma afirmação, foi uma pseudoconclusão, pois veja bem:

Eu entendo que muitas das coisas pelas quais eu luto, mas não acontecem, pode ser por vários motivos, pode ser porque eu não esteja preparado para isso, pode ser porque isso não ajudaria na minha elevação moral, posso entender que assim seja porque eu tenho uma missão na qual estes sonhos realizados poriam tudo por água abaixo e, principalmente, pode ser pelo simples fato de eu não MERECER QUE ESTAS COISAS ACONTEÇAM.

O Espiritismo me explica isso tudo e ainda me fala assim: CARA, VOCÊ QUER VER AS COISAS ANDAREM, FAÇA POR MERECER, SEJA UMA PESSOA MELHOR, PARE DE ERRAR, DEIXA DE SER EGOÍSTA , SEJA MAIS CARIDOSO ETC ETC…

OK, OK, porém, por mais que eu saiba que devo ser assim, não é fácil ser, pois o sentimento está enraizado dentro de mim, não se deixa de ser orgulhoso assim, não é fácil. Então? Nesta hora será que tudo não fica muito mais conflitante? Mais estressante? VEJA BEM, MOREL, por mais que eu não possa conceber que o que Deus e Jesus Cristo queiram de mim seja um tipo de adoração e lealdade na qual eu coloque tudo na mão deles para eles guiarem minha vida, como nos dizem os pastores, por mais que não caiba na minha razão que a partir do momento que eu fizer isso o espírito santo guiará minha vida, pois eu seria ungido e apto a ser uma ovelha de Deus guiada e cuidada por ele; Morel, por mais que seja difícil aceitar que as coisas funcionem da maneira como as igrejas evangélicas e católicas professam, e mais difícil até do que acreditar na cartilha, é acreditar que a inteligência e bondade supremas, na figura de Deus, queira apenas isto dos humanos; ainda assim, Morel, a uma coisa tenho que dar a mão à palmatória, e é aí que está o meu questionamento, sobre o qual eu gostaria da sua ajuda, que é o seguinte:

NÃO SERIA MAIS CONSOLADOR, PARA NÓS, ACREDITAR QUE SUA VIDA PODE MELHORAR AQUI, VEJA BEM, EU SUBLINHEI A PALAVRA AQUI, pois os luteranos nos ensinam que a partir do momento em que você tem fé EM DEUS e deixa nas mãos de DEUS, todos os seus problemas e anseios, sua vida MUDA, mas muda AQUI; por mais que eu acredite que exista um mundo além daqui, que talvez até seja nossa verdadeira casa, É AQUI QUE EU MORO, QUE EU VIVO, E É AQUI QUE EU QUERO QUE AS COISAS ACONTEÇAM PARA MINHA FELICIDADE. O que o Espiritismo falaria disso? Que sou um inconformado? Que tenho apenas que aceitar e tentar melhorar, tentar, tentar e ir aos poucos melhorando, mas sabendo que DIFICILMENTE ALGUMA COISA IRÁ MELHORAR AQUI?

PERGUNTA: Você concorda que o Espiritismo me impõe uma verdade dura? Pois, se eu não tenho capacidade de mudar completamente, não sozinho, em um tempo hábil, logo não tenho como ter alguns dos meus sonhos realizados?

Algumas pessoas têm seus sonhos atrasados por problemas do dia a dia que insistem em aparecer, estes problemas CERTAMENTE são fruto dos seus carmas, mas não tem jeito? é isso mesmo? sacou a minha dúvida? Neste aspecto, Morel, a doutrina evangélica não é mais consoladora?

OBS: GOSTARIA DE ENFATIZAR QUE MINHA INTENÇÃO NÃO É CONFRONTAR RELIGIÕES, POR MAIS QUE O TEXTO ATÉ DEMONSTRE ISSO, MAS EU DIGO DE VERDADE QUE MINHA INTENÇÃO É APENAS SABER A OPINIÃO DE UMA PESSOA COM UM ENTENDIMENTO SUPERIOR AO MEU. AINDA ASSIM, APENAS POR ACREDITAR QUE SERIA DE GRANDE VALIA PARA O MEU ENTENDIMENTO.

E gostaria de me desculpar caso as minhas colocações pareçam vagas e toscas para você, mas é o meu estágio atual.

– Allan, seu questionamento nada tem de tosco, pelo contrário. É um entendimento que muitos têm do Espiritismo e foi o motivo que não me fez abraçar o Espiritismo há mais tempo. Esta também era a visão que eu tinha antes de estudá-lo com mais profundidade.

Para falar do surgimento desta visão do Espiritismo talvez seja imprescindível mencionar Chico Xavier. Esclareço, então, antes de mais nada, que admiro o espírito que animou Chico Xavier, admiro a personalidade que conhecemos como Chico Xavier, admiro a obra inigualável de Chico Xavier.

Chico Xavier era de origem católica. É natural, portanto, que deixasse transparecer, nas suas atitudes, o ideal católico de santidade. Se estudarmos as vidas dos santos católicos veremos que há muita semelhança entre o estilo de vida deles e a vida que Chico Xavier desenvolveu em benefício do próximo. Ele era a própria imagem da conformidade – não do conformismo -, do desapego à materialidade, da busca do ideal cristão em vida.

Não acho que Chico Xavier seja um santo. O considero como um espírito mais avançado, mas ainda longe da perfeição. Acredito que o seu esforço para vencer a vaidade e a tentação de grandeza tenha sido hercúleo. Chico foi paparicado por parte da imprensa, por grandes personalidades da televisão, da música, dos próprios meios religiosos. Sua obra e sua capacidade mediúnica não tiveram rivais, ninguém poderia se comparar a ele. Vencer isso, passar por cima dessas constatações sem se deixar levar pelo ego não deve ter sido fácil. Em função disso ele buscou na humildade o antídoto contra o orgulho e a vaidade que nasce do orgulho. E no exercício desta humildade, algumas vezes, vimos expressões exageradas como chamar-se a si mesmo de besta, verme, burro de carga. Fora isso, a sua própria imagem física de fragilidade inspirou durante décadas milhares e milhares de espíritas. Só que estes espíritas que foram inspirados por ele não são ainda elevados como ele. O que vimos, então, foi um “estilo espírita de ser”; de falar manso, de orar em tom de velório, de passar a impressão de conformismo, de “carma”, de “tem que ser assim”.

Se examinarmos as obras espíritas não veremos nenhuma condenação à busca de progresso material. Não há nada, na Doutrina Espírita, que se oponha ao progresso, ao conforto, ao “vencer na vida”. O que vemos é a conscientização de que somos espíritos, e, consequentemente, devemos cuidar, em primeiro lugar, das coisas do espírito. Aliás, como ensinou Jesus quando disse para cuidarmos primeiro das coisas de Deus que as outras coisas viriam por acréscimo.

Muitas pessoas confundem “carma” com destino. Carma quer dizer ação. A toda ação há uma reação. Mas esta reação não é destino, é algo que a Vida irá nos apresentar e sobre a qual construiremos novas ações. Somos construtores de nossas vidas. Colhemos o que plantamos, mas o modo como colhemos e o que fazemos com a colheita pode ser decidido por nós.

O que algumas vertentes religiosas oferecem hoje nada tem de religião. Religião quer dizer religar, religar-se com Deus. E o que vemos por aí é motivação e busca material. Isso pode ser válido e até necessário, mas não é religião. Quanto à palavra “evangélico” ela deriva de Evangelho, que é o ensino de Jesus. O ensino de Jesus é claro: Primeiro as coisas do espírito, ou a busca pelo reino de Deus. Uma coisa não exclui a outra, de jeito nenhum. Cada coisa que fazemos ou que fazem em relação a nós é oportunidade de aprendizado, e é por isso que estamos aqui; para aprender.

A vida pode e deve melhorar aqui. Não conheço nenhuma obra espírita que diga o contrário. Mas o Espiritismo não pode pregar a solução para todos os problemas nesta existência, pois isto não existe. Não acho, de maneira alguma, que o Espiritismo imponha uma verdade dura. Em primeiro lugar, porque o Espiritismo não impõe nada. Em segundo, porque a verdade não se impõe, a verdade simplesmente existe. Em terceiro, porque não há dureza alguma em se conhecer a verdade. O Espiritismo não pode pregar a busca do bem-estar terreno, pois é justamente este equívoco que o Espiritismo vem sanar. É esta busca que a humanidade vem fazendo há milênios. É esta busca a causa de todos os males. O bem-estar terreno deve ser a decorrência natural de uma vida reta e ativa, e não a razão de ser da existência. Estamos aqui para fazer, não para esperar acontecer. Se tivermos uma vida espiritual equilibrada e agirmos para o progresso de nossas vidas, em todos os aspectos, naturalmente teremos bem-estar material, emocional, moral, sentimental e espiritual.

Nunca foi e nunca será o objetivo do Espiritismo oferecer soluções imediatas. O que o Espiritismo se propõe é a mudança de foco. Os prazeres do espírito são infinitamente superiores às sensações da matéria. A conquista de si mesmo é incomparavelmente superior a qualquer conquista material.
As dificuldades com que nos defrontamos no dia-a-dia, sejam elas fruto de ações praticadas por nós em outras existências ou fruto da nossa imprevidência nesta mesma existência não podem nos impedir o progresso. O que a maioria das pessoas têm de sobra é preguiça. Então, conforme as suas crenças, culpam a natureza, Deus, o diabo, os espíritos obsessores, o carma, a família, o governo.

O que alguns chamam de carma, e que nós chamamos de Lei de causa e efeito, é uma lei cósmica que funciona todos os dias de nossas vidas. Cada pensamento, palavra ou ação de nossa parte terá uma resposta. Não se pode fugir disso. O que podemos fazer é modificar o curso de nossas vidas mudando nossos pensamentos, palavras e ações visando um melhor futuro e lidando da melhor forma possível com o presente.

Também não conheço nada no Espiritismo que afirme que dificilmente a vida irá melhorar aqui. Podemos melhorar as nossas vidas todos os dias. Todos os dias temos a oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores, mais ativas, construtivas, compreensivas e úteis.

Quem determina se é fácil ou difícil deixar de ser orgulhoso e egoísta é você. É você quem tem poder sobre a sua vida. É você quem pode determinar o grau de esforço que vai dedicar à sua mudança. Sem esforço nada acontece. Poderíamos pregar o contrário disso para parecermos mais simpáticos, mas estaríamos faltando com a verdade.

Cada reencarnação é uma chance que Deus nos concede de nos rearmonizarmos com os espíritos com quem já convivemos no passado e com os quais falhamos; é chance de nos autoajustarmos, retomando o caminho reto que leva a Deus, é chance de aprender a amar, de aprender, de ensinar, de sermos úteis ao próximo, de fazermos o bem. Para fazermos isso temos que nos utilizarmos dos mecanismos que temos à nossa disposição: Escola, universidade, trabalho, casamento, família, vida em sociedade. Se estivermos espiritualmente equilibrados, teremos sucesso em todas ou em quase todas essas áreas e colheremos muita satisfação através delas. Se nos focarmos apenas nelas ou em algumas delas, sempre faltará alguma coisa. O que nos preenche a vida, de fato, é Deus. Cuidando das coisas do espírito estamos nos aproximando de Deus.

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