Nada nem ninguém pode tirar o seu valor. Nenhuma pessoa, seja um chefe, um colega, um vizinho, um parente, ninguém tem o poder ou o direito de tirar o seu valor. Nenhum acontecimento, por pior que seja; nenhum erro cometido por você; nenhum fato sobre o qual você não tenha controle; nada, absolutamente nada pode tirar o seu valor.
Você levou milênios pra chegar onde chegou. É pouco? Você acha que onde você chegou é pouco? Você faz ideia de quantas pessoas gostariam de estar no seu lugar? Você esqueceu de que já desejou muito viver o que vive hoje? É bom querer sempre mais. Desde que isso não se torne ambição desmedida, é positivo querer mais. É graças a essa ânsia de progresso contínuo que nós evoluímos.
Mas o seu valor é seu, independe de coisas conquistadas. Não há como você deixar de ter o valor que tem. O que pode acontecer é você não dar a devida importância ao seu valor. Você acredita no seu valor?
Adversidades todos nós enfrentamos, problemas todos nós temos, dificuldades todos conhecem, de uma forma ou de outra. Mas os momentos de maior dificuldade na sua vida não lhe tiram o valor. As coisas erradas que você faz não fazem você valer menos. Você não regride, ninguém regride, o espírito imortal não retrocede.
Não é a situação que você vive que determina o seu valor. Não é o seu local de trabalho, o seu grupo familiar, o lugar onde você mora, não é nada disso que determina o seu valor. O seu valor é seu, você o conhece no seu íntimo, você sabe como você gostaria de fazer tudo certo, de ser uma pessoa exemplar.
O seu valor está em você, sempre. Uma joia rara não deixa de ser uma joia rara se estiver perdida na lama. Uma flor não deixa de ser uma flor se estiver no meio do charco. A música mais bonita do mundo não deixa de ser a música mais bonita do mundo se ninguém a estiver ouvindo. A joia continua sendo rara, a flor permanece sendo uma flor e a música é bonita mesmo que ninguém a ouça.
Em alguns momentos na vida você pode se sentir numa dessas situações. Uma pessoa rara e preciosa afundada na lama; uma pessoa simples e delicada isolada num lugar inóspito, como uma flor no charco; uma pessoa com tanta beleza e profundidade para expressar sem ter quem a escute, como uma música que toca sem ninguém ouvir.
Em nenhum desses casos o seu valor diminui. O que você adquiriu, ao longo de sua trajetória milenar, é seu. O que você aprendeu e desenvolveu, em suas inúmeras reencarnações neste planeta, isso é seu, não há como ninguém tirar de você. A única maneira de diminuir o seu valor é se você mesmo não se valorizar. Sua bagagem não será perdida, mas você poderá não tirar proveito dela se não valorizar a si mesmo.
Valorize-se! Não são todas as pessoas que estão preparadas para ver valor em você. Ninguém é perfeito. Somos perfectíveis, mas não perfeitos. Perdoe quem não lhe deu o valor que você acha que merece. O mínimo que você pode fazer é perdoar. Se você fosse mais seguro de si, seria o caso de apenas compreender, o perdão nem seria necessário. Onde não há ofensa e mágoa, não precisa perdão.
Valorize-se! A situação que você vive hoje pode estar longe do seu ideal. Mas você não vai a lugar nenhum se revoltando e tendo pena de si mesmo. Aprenda o que a situação tem pra lhe ensinar e siga em frente. Às vezes não é fácil. Mas desde quando este é um planeta de facilidades? Sucesso, em qualquer área, exige ação, muita ação. E agir é a melhor maneira de valorizar a si mesmo.