Em alguns vídeos, no meu canal no Youtube, eu trato de temas bíblicos. É claro que, sendo espírita, eu interpreto a Bíblia a partir do entendimento proporcionado pelo Espiritismo. Dentro deste entendimento está a reencarnação. É bom lembrar sempre que a reencarnação não é uma invenção ou uma descoberta do Espiritismo – dois terços da humanidade reconhece a reencarnação.
E sempre surge algum irmão de outra denominação religiosa – quase sempre evangélicos – para acabar com a minha alegria.
Eu, espírita, dizendo que existe reencarnação – mostrando argumentos, citando passagens bíblicas que atestam a crença na reencarnação, inclusive por parte de Jesus. Mas aí surge o irmãozinho – Oh, como és cruel, irmãozinho! Que dás o tiro de misericórdia nos argumentos dos espíritas!
Então ele mostra o seu grande trunfo! Para acabar com o jogo de uma vez, sem piedade nenhuma do seu adversário, ele tira o coringa da manga e joga sobre a mesa! Triunfante! Vencedor! Hebreus 9:27: “Aos homens está ordenado morrer uma só vez” hahahahahahaha! Quero ver você sair dessa, seu, seu, seu espírita!
– Oh, meu filho; que ingenuidade! Tu acreditou mesmo que citando Hebreus 9:27 o espírita aqui ia ficar sem argumento? Deixa eu te dizer uma coisa: O espírita não é melhor do que ninguém. Nem o evangélico. Nem o protestante. Nem o católico. Nem o umbandista. Nem o budista, nem o muçulmano, nem o hinduísta, ninguém é melhor do que ninguém por causa da religião que professa.
Então você merece todo o meu respeito pelo seu posicionamento religioso. Só um conselho: Estuda, meu filho! Não fica dependendo do teu líder religioso. Por que quem responde com Hebreus 9:27 não estudou; não conhece a Bíblia – tem evangélicos que têm um conhecimento extraordinário da Bíblia. Eu estudei o grego, para entender melhor o Novo Testamento, com um evangélico.
Mas quem responde com Hebreus 9:27 não estudou, não sabe nada da Bíblia. Ele chegou para o pastor e disse:
– Pastor, tem um espírita lá dizendo que tem reencarnação na Bíblia.
Aí o pastor (um pastor fraquinho, não é dos bons, é dos fraquinhos) responde:
– Hebreus 9:27! Hebreus 9:27. Aos homens está ordenado viver uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.
“Aos homens está ordenado viver uma só vez, vindo depois disto o juízo” – Eles usam esta passagem, isoladamente, isolada do seu contexto, para tentar provar que não há reencarnação – sendo que o próprio Jesus mencionou a reencarnação.
Em primeiro lugar nem se sabe quem escreveu a epístola aos hebreus. Tradicionalmente ela é atribuída a Paulo, mas os estudiosos são quase unânimes em afirmar que não foi Paulo quem escreveu Hebreus. As palavras são diferentes, o estilo é diferente, e a própria teologia é diferente da teologia de Paulo. Digite no Google “autor de Hebreus” e você vai ver que existem inúmeras especulações sobre quem é o seu autor.
Então eles estão se baseando numa frase isolada de um autor que eles nem sabem quem é!
O autor de Hebreus não está falando de reencarnação aqui. Ele não está negando a reencarnação porque o assunto da carta não tem nada a ver com reencarnação. Mas para você perceber isso você precisa ler a carta. E se você não está acostumado com teologia, ou ainda, se você não está acostumado a ler a Bíblia, ou, pior ainda, se você não está acostumado a ler, você terá que ler mais de uma vez – terá que ler, duas, três, quatro vezes para entender o que o autor está dizendo, do que ele está tratando – isso é estudo; é assim que os estudioso estudam, não é citando um versículo da Bíblia.
Mas vamos supor, vamos fazer de conta que nós só conhecemos esse versículo de Hebreus. Vamos fazer de conta que não existe o resto da carta aos Hebreus, só existe este versículo.
Alguém – que nós não sabemos quem é – está afirmando que só se morre uma vez (e só aí já fica demonstrado que ele não está tratando de reencarnação, porque reencarnar é viver, reencarnar não é morrer – se ele estivesse tratando de reencarnação ele não diria que só se morre uma vez; ele diria que só se vive uma vez), esse desconhecido diz que só se morre uma vez.
Jesus não disse isso! Pelo contrário, Jesus menciona a reencarnação claramente!
900 anos antes de Jesus viveu o profeta Elias. Talvez o maior profeta do Antigo Testamento.
400 anos antes de Jesus viveu Malaquias, outro profeta. Em Malaquias 3:1 está escrito: “Eis que enviarei o meu mensageiro para que prepare um caminho diante de mim”. E logo depois, em 3:23 ele diz quem é este mensageiro: “Eis que vos enviarei Elias, o profeta, antes que chegue o dia de Javé, grande e terrível”.
Aqui está escrito que Elias voltaria. Se Elias ia voltar, é porque ele iria nascer de novo, iria reencarnar.
Aqueles que levam a Bíblia ao pé da letra, os fundamentalistas bíblicos, eles acham que Elias não morreu, acham que Elias foi arrebatado num carro de fogo – então, para eles, Elias não morreu. Mas se em Hebreus está escrito que aos homens é ordenado – veja bem: ordenado! – morrer uma vez e depois disso o juízo, como é que ficou com Elias? Ele não obedeceu a ordem? Porque está ordenado!
Mas isso é só uma má interpretação, uma interpretação ao pé da letra. Elias morreu como todo mundo morre. Se Jesus, que é Jesus, morreu, por que Elias não morreria?
Elias morreu e Malaquias diz que ele vai voltar. E quem esclarece isso é ninguém menos que Jesus.
Jesus, referindo-se a João Batista, que era seu primo, diz: “É dele que está escrito: ‘eis que envio o meu mensageiro à tua frente, ele preparará o teu caminho diante de ti’” Mateus 11:10
Mas será que é isso mesmo que Jesus quis dizer? Que João Batista era Elias reencarnado?
Sim, é isso mesmo. Na mesma hora, justamente para não ficar dúvida nenhuma, Jesus acrescenta: “E, se quiserdes dar crédito, ele é o Elias que havia de vir”.
Essa não foi a única vez que Jesus disse isso. Numa outra oportunidade os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os escribas dizem que Elias deve vir primeiro?” Mateus 17:10
Olha o que Jesus disse: “Certamente Elias terá de vir para restaurar tudo. Eu vos digo, porém, que Elias já veio, mas não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo quanto quiseram”. Mateus 17:11-12; Marcos 9:13.
Evidente que não o reconheceram. Ele estava reencarnado, tinha um outro corpo físico – era outro homem. O mesmo espírito, mas outro homem, com outro corpo, outro nome, outra personalidade.
Tem uma outra passagem em que Jesus diz assim: “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus sofre violência”.
Como assim” desde os dias de João Batista”? Os dias de João Batista eram os dias de Jesus, João Batista era cinco meses mais velho que Jesus. É claro que Jesus está se referindo ao passado espiritual de João Batista, ou seja, à sua reencarnação como Elias.
Jesus falou outras coisas que deixam entender perfeitamente que ele conhecia e obviamente aceitava a reencarnação – mas este não é o tem deste vídeo. Eu só citei essas passagens para que os desavisados percebam que Jesus defendia a reencarnação. Então não tem o menor valor citar Hebreus, que ninguém sabe quem escreveu, para tentar argumentar que não existe reencarnação. Entre Jesus e o autor de Hebreus eu fico com Jesus. Aliás, o próprio Jesus disse: “O discípulo não é maior do que o seu mestre” Mateus 10:24
Claro, você lembra que nós estamos considerando aqui como se essa passagem de Hebreus fosse uma passagem isolada do seu contexto, como se ela estivesse tratando da reencarnação.
Mas vamos dar autoridade a esta passagem, então: “ao homem está ordenado morrer só uma vez”. Já vimos o caso de Elias – se Elias não morreu, ele desobedeceu.
E aqueles que foram ressuscitados? Em parte alguma está escrito que eles se tornaram imortais, então nós supomos que depois de terem sido ressuscitados eles também morreram normalmente como todo mundo. Então eles também desobedeceram, porque eles morreram duas vezes.
Aqueles que citam Hebreus acreditam em tudo o que está na Bíblia, eles acreditam na Bíblia ao pé da letra. Se é para acreditar na Bíblia ao pé da letra, Jesus ressuscitou três pessoas.
Eles pensam que Jesus é Deus, então, quem sabe, Deus resolveu desobedecer às Suas próprias Leis?
Mas não foi só Jesus que ressuscitou pessoas. Elias ressuscitou o filho da viúva de Sarepta; o discípulo de Elias, Eliseu, também ressuscitou alguém. Nos Atos dos apóstolos está escrito que Pedro e Paulo também ressuscitaram pessoas. Fora da Bíblia também há citações de casos de ressuscitação. Apolônio de Tiana, que era contemporâneo de Jesus, também ressuscitou mortos.
Todos esses ressuscitados, então, morreram duas vezes – e aí, como é que fica Hebreus?
Outra coisa: “Aos homens está ordenado morrer uma só vez, depois disto vindo o juízo”. Morremos e daí vem o juízo. Mas outras passagens falam do juízo final, o juízo do fim dos tempos – nós vamos ter dois juízos, então? Morremos uma só vez mas temos dois juízos? Um quando morremos e um no final dos tempos? Uma segunda instância, talvez?
Se eu fosse você eu daria menos crédito à epístola aos Hebreus. Eu não vou citar aqui para não tornar esse texto muito longo, mas há várias contradições em Hebreus. Contradições com outros livros da Bíblia e contradições internas.
O autor de Hebreus defende a ideia (e é disso que trata a epístola) de que Jesus morreu para lavar os nossos pecados com o seu sangue – uma ideia por si só ridícula, sanguinária, grotesca. Jesus disse, citando o Antigo Testamento: “Misericórdia quero, e não sacrifícios”. Deus não quer sacrifícios.
Mas Hebreus diz, em 9:15: “Ele é o mediador na nova aliança, afim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados”.
Só neste versículo há dois problemas graves: um é que aqui está dizendo que Jesus morreu para pagar pelos pecados cometidos na antiga aliança, ou seja, pelos pecados passados. Jesus pagou por todos aqueles que haviam pecado antes. E os que pecaram depois de Jesus? Jesus vai ter que morrer de novo? Ou vão ter que arrumar um novo Jesus? Aqui está claro: Jesus morreu para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança.
Outros problema, mais grave ainda: Jesus morreu para a remissão das transgressões, para a remissão dos pecados – mas João Batista, que foi o precursor de Jesus, pregava o batismo de arrependimento para a remissão dos pecados. Em Atos 2:38 Pedro diz: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados”. Logo depois, em Atos 10:43, está escrito: “Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, receberá a remissão dos pecados todo aquele que nele crer”.
Como é que fica, então? Como é que acontece a remissão dos pecados? É pelo sangue de Jesus? É pelo batismo em nome de Jesus? Ou basta apenas crer em Jesus?
A Bíblia é um conjunto de livros. Livros escritos por diversos autores, em épocas diferentes, em contextos diferentes, sob culturas diferentes. Há muitos outros livros que foram considerados sagrados e não são mais – nunca existiu uma Bíblia pronta e acabada.
Paulo dá um conselho que nós devemos seguir: “Examinai tudo, retende o bem”.
Particularmente, eu sigo os Evangelhos. Os Evangelhos contém os ensinamentos de Jesus, que é o que efetivamente importa. O resto vale como fonte de consulta, para compreender o contexto do ensino de Jesus. Mas o essencial, o verdadeiro, é o ensino de Jesus presente nos Evangelhos.
Para finalizar: “Aos homens está ordenado morrer uma só vez” – sim, é isso mesmo. Eu, homem, espírito encarnado, vou morrer uma só vez. Como individualidade divina eu sou imortal, eu não terei fim. O espírito é imortal. Mas o homem encarnado, eu, Morel, com este nome, este corpo físico, esta personalidade, vou morrer uma vez só.
A cada reencarnação eu aprendo um pouco, eu progrido um pouco, eu adquiro novas experiências. Até que um dia, suficientemente purificado, eu vou alcançar aquilo que o evangelista João chama de vida eterna, que é a vida com plena consciência, sem perda de consciência de uma existência para outra.