Comportamento, Reforma íntima

Gratidão! – Por que devemos agradecer

mulher espírita

Artigo publicado originalmente em 04/10/2012

Ouça este artigo na voz do autor

Por que devemos agradecer? É o sentimento de gratidão que nos conecta com o poder de Deus. O poder infinito que emana de Deus é aproveitado por nós se nós estivermos receptivos.

O sentimento mais belo, profundo e genuíno que conheço é a gratidão. Se eu perguntar a você qual é o sentimento mais belo que existe, provavelmente você responderá que é o amor. E nós estaremos de acordo em relação a isso. Mas com o tempo venho percebendo que o amor está além do meu estágio evolutivo. É claro que eu amo. Amo minha mulher, meus cinco filhos, minha mãe, meus irmãos, amo um monte de gente. E amo de verdade, amo muito. Mas esse amor não é incondicional. Se percebesse que não sou amado, meu sentimento mudaria. Acredito que o verdadeiro amor seja incondicional. Então não sou capacitado pra falar muito sobre isso.

Gratidão!

Mas a gratidão eu conheço bem. A gratidão é o sentimento que desencadeia o reconhecimento da necessidade da reforma íntima. Porque a gratidão dá, a quem a sente, amostras grátis de felicidade. Quando você sente gratidão você está concentrando sua atenção em Deus e nas bênçãos que Ele lhe presenteia todos os dias da sua vida, como um pai generoso e bom.

A gratidão faz com que você seja receptivo às bênçãos de Deus. Tudo o que você quer que a vida lhe oportunize chega a você mais rápido quando você é grato. Grato a quê? Grato à vida, à luz e ao calor do Sol, ao verde das árvores, às flores que embelezam e perfumam, aos pássaros que nos contam com seu canto que a vida é alegre e boa; grato a Deus, aos seus pais, ao seu marido ou namorado ou esposa, aos seus antepassados, aos espíritos amigos; grato às dificuldades que geram excelentes aprendizados, ao passado que lhe trouxe até aqui, ao futuro que você está construindo; grato ao ar que você respira, às suas roupas, à música que você gosta, ao livro que você lê. Em tudo há motivos pra ser grato.

É o sentimento de gratidão que lhe conecta com o poder de Deus. O poder infinito que emana de Deus é aproveitado por você se você estiver receptivo. E essa receptividade acontece com a gratidão. Somos feitos à imagem e semelhança de Deus, portanto, somos perfectíveis. E ao longo do nosso processo evolutivo, reencarnação após reencarnação, vamos formando as nossas vidas e as vidas ao nosso redor de acordo com os nossos pensamentos.

Você constrói a sua vida. Em todas as suas reencarnações você construiu o que você é hoje. Seja grato para ser melhor! O pensamento de gratidão está sempre concentrado no melhor, nas coisas que provocam gratidão. Por isso quem é grato se torna uma pessoa melhor, atrai o que há de melhor e recebe o que há de melhor.

Você consegue imaginar alguém com fé sem ser grato? Acho até que a fé é efeito da gratidão. Como ter fé em Deus se você não for grato a Deus? Por outro lado, quem é grato a Deus e a tudo o que Ele nos disponibiliza, tem fé; pois confia, sabe, conhece o poder de Deus. A fé se manifesta quando há gratidão, quando há reconhecimento do poder de Deus.

Quem sente gratidão e pensa com gratidão, reconhece que a tendência é que o melhor sempre aconteça. Quem é grato espera sempre pelo melhor. Quem espera sempre pelo melhor recebe o melhor. Quem busca, acha.

Você é espírito imortal encarnado para aprender a desenvolver a disciplina, para aprender a exercer o controle do pensamento. Para que o aprendizado seja útil e benéfico, você precisa estar em harmonia com Deus. E essa harmonia é gerada pela gratidão. Todo mundo, bicho e gente, se agarra ferrenhamente à vida, mesmo nos momentos mais difíceis. Se todos queremos tanto viver, é porque é bom. Então sejamos gratos! Se você ainda tem o costume de reclamar, por favor, se esforce por abandoná-lo. Troque a reclamação pela gratidão. Seja grato e agradeça a Deus por todas as coisas que Ele nos proporciona!

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo