Pensamento e disciplina, Sonhos e Projeção astral

Nós somos aquilo que pensamos

somos-o-que-pensamos

Nós somos aquilo que pensamos. O espiritismo nos alerta insistentemente para que controlemos nossos pensamentos. Por que parece tão difícil? Por que vigiamos nosso pensamento num instante e no momento seguinte já perdemos o controle e voltamos às ideias fixas, quase sempre tenebrosas? Simples hábito, nada mais que isso. Se é verdade que somos o que pensamos (alguém tem coragem de afirmar que não?), também é verdade que somos a soma de nossos hábitos. Não? Sua vida não é uma constante repetição de procedimentos padronizados? Desde o momento em que você acorda até a hora de dormir o dia é uma sucessão de hábitos. Escovar os dentes, tomar café, trocar de roupa, trabalhar, estudar, almoçar, ir ao banheiro, jantar, televisão, jornal, internet, comida, bebida; não são coisas que se repetem dia após dia? A maioria delas é obrigatória, eu sei; a questão não é discutir os hábitos, mas reconhecê-los.

Nós somos aquilo que pensamos

Raramente fazemos coisas que fogem ao nosso padrão de comportamento, ao nosso hábito. Mesmo o que você considera como exceção, se analisar bem, provavelmente não passa de um hábito que acontece mais espaçadamente, um hábito especial.

De onde vêm nossos hábitos? Da infância, da criação, do meio, da mídia, de um monte de lugares. De nós mesmos, muito pouco; quase nada. Em algum momento de nossas vidas aprendemos algo, por obrigação ou não, e passamos a exercer esse aprendizado no cotidiano, a ponto de não mais questioná-lo ou meditar sobre ele. Apenas fazemos. Isso quer dizer que não somos responsáveis pelos nossos hábitos, já que a maior parte deles nos foi imposta?

Nem sempre temos escolha sobre o quê fazer. Em algum momento da vida, por exemplo, todos temos que estudar e trabalhar. Mas podemos escolher como fazer. E de onde vem a escolha? Do pensamento. O pensamento é determinante.

Nós somos aquilo que pensamos. E nossos pensamentos são hábitos. Não percebemos que é o pensamento que constrói nossa vida, que é a partir do pensamento que se cria, se faz, se desenvolve. Relegamos o pensamento a um canto escuro do cérebro, como se sua única utilidade fosse fazer aos outros, e com os outros, aquilo que não podemos ou não temos coragem de fazer. Ao pensarmos, estamos projetando para fora de nós as formas exatas do que pensamos, incluindo os personagens reais ou fictícios de nossos desejos, sejam eles quais forem. O pensamento jamais está escondido num canto escuro do cérebro. Ele é compartilhado por inúmeras outras mentes, de encarnados e desencarnados. Quem tem por hábito o pessimismo cria ao seu redor uma nuvem negra que funciona como um ímã para espíritos doentios. Sentimentos podres como ódio, inveja, ciúmes, sede de vingança, tornam os ambientes pesados e negativos.

Você já concordou que desde o momento em que acorda até a hora de dormir você é regido pelos hábitos. E depois? E quando adormece? A soma de nossos pensamentos durante o dia é que determina para onde vamos e com quem nos relacionamos durante o sono. Por onde você tem andado, quando dorme? Que tipo de companhia seus pensamentos têm procurado, enquanto seu corpo físico repousa? Deixe seu comentário.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo