Nas obras espíritas entendemos ser o mundo dos espíritos organizado em colônias, porém nós não vimos nem uma pequena parte dessa nuvem de moradas espirituais, como é o caso das seitas e religiões pentecostais e neopentecostais.
ARTIGO DE AUTORIA DE RODRIGO PNT
Há comunidades espirituais estabelecidas em todas as vertentes religiosas. Existem inúmeras concepções sobre a vida, a morte, Deus ou o mal aqui na matéria, imaginem na espiritualidade.
Sim, pensem em como os espíritos, ao se verem livres do peso do corpo material, conseguem vislumbrar, ou pensam conseguir vislumbrar melhor esses conceitos. É, até mesmo os nossos irmãos mais atrasados conseguem entender melhor os assuntos ligados à alma, a respeito dos quais tanto debatemos ainda nesse invólucro material que chamamos de corpo.
Na espiritualidade existem formas infinitas de conceitos religiosos, há grupos inteiros de denominações religiosas, desde as mais atrasadas às mais evoluídas. Nas obras espíritas entendemos ser o mundo dos espíritos organizado em colônias, porém nós não vimos nem uma pequena parte dessa nuvem de moradas espirituais, como é o caso das seitas e religiões pentecostais e neopentecostais. Quando esses grupos se permitem o estudo, ainda que seja sectário, há uma melhora no raciocínio e diminui-se muito o fanatismo e o preconceito vivido ali.
Porém existem seitas que não buscam estudar nada, nem mesmo a bíblia, da qual se dizem seguidores, proíbem aos seus pregadores a elaboração de sermões antes da preleção dizendo que a inspiração tem que vir na hora. Realmente isso acontece, sim, porém como eu posso receber inspiração daquilo que não conheço? Mas se busco o conhecimento constantemente, certamente serei inspirado pela espiritualidade dentro daquilo que já conheço, porque não poderei falar do que não conheço.
Nas religiões existem espíritos que podemos chamar de donos de cabeça, que são os espíritos pseudossábios, os quais prendem-se aos seus preferidos, havendo sintonia entre ambos, e jamais pretendem abandonar o barco. São esses que fanatizam muitas pessoas crédulas demais para desacreditar dessas inspirações irracionais, por isso surgem os profetas da atualidade, os homens e mulheres que pretendem ser algum vulto, os cristos, e enfim um monte de balbuciadores balbuciando as suas doutrinas irracionais que não submetem-se a nenhum governo ou líder eclesiástico. Daí saem por aí fundando as suas denominações espetaculares, onde só se vê ou prosperidade financeira ou curas e pretensos milagres sem, no entanto, analisar o verdadeiro evangelho que é baseado em uma vida transformada e muita caridade, porque como disse um apóstolo do mestre, aquele que não socorre o necessitado a sua religião é vã.
Mas certamente existem os movimentos espirituais verdadeiramente inspirados no Cristo, com algum ensino e caridade sincera, mesmo que não haja um conhecimento mais amplo assim como no espiritismo, os movimentos religiosos que colocam os ensinamentos do Cristo em primeiro lugar estão meio que vacinados, digamos assim, desses espíritos enganadores, e suas reuniões são muito inspiradoras acrescentando muito à nossa vida. Eu mesmo já participei de muitos movimentos assim e se cheguei até aqui devo bastante a isso.
A grande urgência nesse “final de maratona” da transição planetária é o serviço. Sim, pelo trabalho é que nos depuramos e há milhões de espíritos querendo trabalhar, mesmo que muitos não compreendam por qual forma devem trabalhar e acabem fundando ou inspirando a fundar denominações sem muita base cristã, a grande ordem divina é o trabalho, e muitos sentem essa necessidade de última hora e se perturbam dentro da sua própria evolução, já que é Deus mesmo que os inspirou para isso.
Por isso aparecem religiões e seitas para todo canto nos dias atuais, é pela necessidade do trabalho. Alguns desses espíritos desenvolvem trabalho de cura, outros de reabilitação de pessoas, seja por uso de narcóticos ou depressão, até mesmo na tão conhecida música gospel se sente as vibrações espirituais, as quais nós chamamos de unção divina. Na verdade, no meio pentecostal, que é onde vivo, há uma diversidade de boas vibrações onde o reerguimento do ânimo pessoal é trabalhado constantemente e isso é muito bom, já que diminui a criminalidade e os suicídios, mas existem lugares onde há vibrações ruins e destruidoras, energias baixas, e isso não depende propriamente da denominação religiosa, mas sim da intenção das pessoas que ali estão reunidas, porque todos inspiramos e somos inspirados. Jesus disse que nós temos luz, mas caso a luz que há em nós seja trevas, que grandes trevas serão.
Portanto, os movimentos religiosos e espirituais são bons sim, as orações, os jejuns, as vigílias na igreja ou no monte é meio o que capacita o cristão ainda atrasado, como eu, a se esforçar para viver dentro do evangelho do mestre, e isso tudo é muito prazeroso, porque nos leva a entender, ainda que superficialmente, que Deus nos ama e nunca nos deixará. Ainda ontem lá no monte em oração, o Espírito Santo ( meu amigo espiritual) me fez ver tudo isso que escrevi aqui, e como é bom termos um amigo espiritual constantemente no nosso lado, nos auxiliando nessa encarnação, já que da próxima vez posso ser eu lá na espiritualidade a lhe auxiliar.
Rodrigo Pnt é presbítero evangélico e estudioso da Doutrina Espírita.