Não, a vida não é uma luta. Pensar que é preciso lutar é distorcer o foco.
Você é daquelas pessoas que acham que é preciso lutar para vencer na vida? Você pensa que cada dia é uma batalha e que a vida é uma guerra?
A sua vida é como você pensa que ela é. Pense nela como uma guerra e ela será uma guerra. Pense nela como uma aventura e ela será uma aventura. A cultura norte-americana durante décadas nos torpedeou com filmes de todos os gêneros. O que quase todos eles têm em comum é essa ideia de que é preciso lutar, que a vida é uma grande disputa em que vence o mais forte e onde os fracos não têm vez.
O mundo tem espaço pra todos. E não acho, de maneira alguma, que a vida seja uma luta. A vida pode ser nada fácil, às vezes. Todos enfrentamos períodos de crises que testam nossas forças. Mas não é uma luta. Pelo contrário. A vida é cooperação. Uns precisamos dos outros. Em qualquer modelo de sociedade: capitalista, socialista, monarquista, sempre seremos interdependentes.
A ideia de luta, de batalha diária, de matar um leão por dia, é fruto de um egoísmo primitivo que está entranhado na sociedade. Não estou dizendo que o mundo não seja competitivo. Claro que é. Mas se nós sentirmos a vida como uma luta viveremos constantemente em tensão, preparados para a defesa ou o ataque.
Temos que superar a nós mesmos. Nosso maior empecilho somos nós mesmos, não são os outros. Às vezes temos que competir, às vezes temos que nos espelhar em alguém e procurar superá-lo. Para crescermos. Para sermos melhores. Não para diminuir esse alguém. Mas numa luta, seja qual for, não queremos apenas vencer. Queremos que o adversário perca. Para sobrepujar o adversário tanto faz ser melhor que ele ou fazer dele pior que nós.
Não, a vida não é uma luta. Pensar que é preciso lutar é distorcer o foco. Se a Vontade for suficientemente exercitada, não é preciso luta alguma. O que ativa as nossas forças internas é a Vontade. Quem não tem Vontade firme e forte se apoia no espírito de luta.
Deus está em você. Você permite a manifestação de Deus através de você quando você exercita a Vontade. Você provavelmente já exercitou a sua Vontade algumas vezes. Quem não consegue exercitar a Vontade normalmente, faz isso pelo menos quando chega ao FUNDO DO POÇO.
Conheço pessoas que se referem ao trabalho como uma luta. “Vou batalhar” é o que elas dizem quando vão ao trabalho. “A vida é dura”, não é fácil’, “sempre na batalha”, “suar pra ganhar o pão” e outras expressões menos recomendáveis demonstram a ideia que se faz do cotidiano.
A imagem que você faz da Vida é uma escolha sua. Ela será como você a vê, como você a concebe em sua mente. Temos que vencer a nós mesmos, às nossas fraquezas de caráter, aos nossos vícios de comportamento; temos que vencer desafios no dia-a-dia, temos que progredir sempre, e isso às vezes requer competição. Mas toda essa superação se dá pela Vontade, não pela disputa renhida contra tudo e contra todos.
Cada dia, por mais monótono que possa parecer, nos oferece oportunidades de aprendizado que só percebemos se estamos dispostos a aprender, a aproveitar os ensinamentos que nos chegam, as pequenas chances de transformação.
Sou de um Estado que cultiva como heróis duas dúzias de políticos guerreiros assassinos. Olhando pela História é muito bonito. Mas não precisamos de luta, guerra, batalha, disputa. É muito mais humano, saudável e produtivo desenvolver a Vontade, ser grato a Deus e permitir a manifestação de Deus através de si mesmo.