Evangelho, Pensamento e disciplina

A verdade vos libertará

estudo-espiritismo

Morel Felipe Wilkon

Ouça este artigo na voz do autor

Ao meu amigo e mestre Mauro Pilla

“A Verdade vos libertará.” João 8:32

Não sei quando chegaremos à Verdade. Mas chegaremos à Verdade através do estudo. 

As pessoas ainda muito ligadas à materialidade não conseguem entender o valor das coisas espirituais. Não entendem nada que fuja do seu mundinho artificial. Isso não é uma crítica; todos nós já passamos por isso.

Para estas pessoas não é fácil explicar por que se estuda tanto, por que se procura ser uma pessoa melhor, mais tolerante, mais compreensiva. Elas não percebem que existem sentimentos muito superiores às sensações grosseiras a que estão habituadas. Acham que tudo deve ter um pagamento, tudo deve visar algum lucro ou recompensa. Não compreendem como alguém pode dedicar-se a ser útil, a ajudar o próximo, a escrever, ensinar, esclarecer, fazer trabalho voluntário.

livro aberto
Chegaremos à verdade através do estudo

É perda de tempo querer falar das coisas do espírito para alguém assim. Só quem já é calejado em assuntos morais percebe algo além da matéria. Os que deixaram de ser ignorantes ou endurecidos não deixaram de ser ignorantes ou endurecidos por bondade. Foi à custa de árduas experiências, foi depois de sentir na pele as mais diversas realidades, foi depois de muito pensar e muito meditar.

As religiões em geral reúnem preceitos que, se seguidos, devem levar à libertação dos males. Desde que o homem é homem ele tenta, de algum modo, escapar do mal. Não vem ao caso discutir se o que as religiões apresentam é verdadeiro e eficaz.

Para crescer moralmente, para melhorar-se internamente, para praticar a reforma íntima a exigência é sempre a mesma: O estudo.

Sabemos que só o estudo não adianta nada. Sabemos que a teoria sem a prática não resolve grande coisa. Mas para entender o problema humano, para esclarecer-se sobre a realidade espiritual, para compreender, aceitar, vivenciar a espiritualidade o estudo é imprescindível.

A pessoa pode ser boa, pode fazer caridade, pode ter fé. Mas para dar passos maiores é preciso que a fé seja embasada na razão, e para isso é preciso estudo. Para ampliar os horizontes e ver além do que a matéria nos oferece, é preciso estudo. Para perceber que o Universo não se resume ao que a televisão mostra é preciso estudo. Para que pessoas inteligentes ou que se acham inteligentes e que não compreendem a existência de vida além da matéria, por preconceito ou preguiça, se convençam de que seu comportamento tem sido extremamente infantil e ridículo, é preciso estudo. Para que os religiosos retrógrados avancem rumo a Deus é preciso estudar mais de um livro.

A libertação se dá através do estudo. O trabalho em benefício do próximo é louvável e necessário. A caridade é considerável fator de elevação do espírito. A prática mediúnica, a assistência social, a consolação, tudo isso é válido e meritório, são meios de aprendizado em conjunto. Mas o que faz a diferença, o que expande a consciência, o que prepara para degraus mais altos, o que é capaz de nos dar mostras de nossa verdadeira natureza é o estudo.

Já vi pessoas que tiveram suas vidas modificadas por tratamentos espirituais. Sei de casos de curas aparentemente milagrosas que transformaram vidas. Mas nada modifica tão profundamente o espírito quanto o estudo.

O estudo cura, consola e esclarece. O estudo é o meio de que dispomos para o desenvolvimento do espírito imortal. O estudo é infinito. Sempre recompensador. Tudo o que incorporamos de aprendizados morais passou antes pelo intelecto. Só depois de compreendermos intelectualmente é que nos tornamos aptos a compreender moralmente.

A libertação se dá através do estudo.

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo