O Espiritismo nos diz que fomos creados simples e ignorantes. A crônica falta de instrução no Brasil tem mantido muitos na ignorância.
A História é contada pelos vencedores. A Guerra do Paraguai foi uma união covarde entre Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai. Mas nos ensinam que se uniram para derrubar um ditador, Solano Lopez. As Cruzadas foram movidas por interesses escusos, mas nos ensinam que foram defender os lugares santos onde Jesus havia vivido. As pirâmides do Egito foram erguidas por milhões de escravos das mais diversas nacionalidades, mas nos ensinam que foi construída pelos faraós.
Sempre houve grupos dominantes a nos submeter e controlar. As classes dominantes no Brasil não têm interesse em que a população se instrua, pois na ignorância o povo é mais dócil. Um povo educado e culto não aceitaria fazer parte do jogo de faz-de-conta do poder.
É muito mais fácil para alguns grandes empresários, para os políticos e para os mandatários da grande mídia e das finanças manter o povo na ignorância, no primarismo intelectual, emocional, moral, espiritual. É muito mais cômodo lidar com um povo funkeiro, semi-analfabeto, amante de novela, futebol e Big Brother do que com um povo culto, letrado, pensante, espiritualizado. Eles decidem o que nós podemos e o que nós não podemos fazer. E a grande maioria aceita.
Muitos cientistas de renome dedicaram suas vidas a estudar os fenômenos ligados à reencarnação, à comunicação entre encarnados e desencarnados, à paranormalidade e seus múltiplos enfoques. Aksákow, Bozzano, Crookes, Richet, Flammarion, Lombroso, Ian Stevenson e outros demonstraram peremptoriamente que os fatos espíritas são reais. Não vê quem não quer ver. Crenças são respeitáveis, preguiça não. Os que negam não se deram ao trabalho de estudar.
Acontece que do mesmo modo que os encarnados detentores do poder não querem que o povo se instrua e progrida, assim também os líderes desencarnados que cultivam a revolta e o ódio não querem que a Humanidade se ilumine, que perceba sua verdadeira natureza, que se dê conta da sua condição de creação divina.
Existem grandes organizações trevosas compostas de espíritos que há séculos se rebelam contra as Leis de Deus. Toda a perdição que vigora entre os encarnados foi cuidadosamente planejada por elas. Tudo o que nos mantém agarrados aos sentidos físicos, aos prazeres materiais, aos gozos puramente terrenos, tem sua origem e seu planejamento meticulosamente orquestrado por espíritos infelizes e revoltados.
Nossos costumes ridículos de consumismo, de viver para comer e beber, de nos deslumbrarmos por moda e aparência, de fazer do sexo um produto vulgar, de idolatrar pseudocelebridades burras e sem graça, tudo isso é planejado no plano astral. Seu interesse é nos manter tapados, ignorantes, materialistas, indiferentes, descrentes.
Eles vivem de nossas energias. As vibrações geradas pelos pensamentos e sentimentos dos encarnados em geral criam uma massa psíquica que os alimenta. Eles guiam e exploram a população encarnada como quem guia e explora um rebanho bovino. Muito pasto e depois o abate.
Felizmente não são todos que se deixam dominar. Felizmente os que resistem ao pasto que nos oferecem têm uma força que os outros não têm. A força do Bem. Bem e Mal são modos de ver a harmonia e a desarmonia. O Universo é harmonia, tudo no Universo se encaixa e funciona perfeitamente. Cinco minutos de Astronomia demonstram isso, essa ordem perfeita e imutável que alguns preguiçosos dizem ser obra do acaso.
O Universo é harmonia. Quem age de acordo com as Leis de Deus age em harmonia com o Universo. Age em sintonia com o todo. E percebe que o Mal, a desarmonia, a revolta, é apenas um detalhe minúsculo e passageiro. O infinito e o eterno é o Bem, é harmonia.