Artigo publicado originalmente em 29/08/2012
Se você espera ter condições ideais para fazer alguma coisa importante, esqueça. Esqueça as condições que você esperava, mas não esqueça os seus planos. Os seus planos devem ser postos em prática.
Você pretende fazer algo importante no futuro? Está só esperando ter as condições ideais para colocar em prática seus projetos? Ótimo! Você sabe que provavelmente nunca terá as tão esperadas condições ideais?
Esse não é um mundo de condições ideais. Não sou daqueles que se referem à Terra como um “Vale de lágrimas”, pelo contrário. Acho que podemos ser felizes aqui. Mas de uma felicidade relativa, pois estamos longe de alcançarmos condições ideais para qualquer coisa que não seja o aprendizado. Só para aprender é que a Terra é ideal. Para aprendermos o que precisamos aprender em nosso atual estágio evolutivo.
Portanto, se você espera ter condições ideais para fazer alguma coisa importante, esqueça. Esqueça as condições que você esperava, mas não esqueça os seus planos. Os seus planos devem ser postos em prática. Você realmente quer fazer alguma coisa além do que já vem fazendo? Pois então faça! Não espere; só o que vai acontecer se você esperar mais, é que o tempo vai passando, passando…
Uma das coisas mais deprimentes que observo desde criança é quando as pessoas se arrependem de coisas que não fizeram. Profissões que não seguiram por falta de coragem; formação que não obtiveram por preguiça de estudar; casamento que não realizaram por falta de confiança em si mesmas e nos outros; filhos que não tiveram para não atrapalhar a carreira. Muito mais: o livro que não foi escrito por falta de tempo e organização; a viagem que foi trocada por um banheiro novo; o trabalho voluntário que não se realizou por falta de saúde e disposição suficientes; a mediunidade que não se desenvolveu por não encontrar “o lugar ideal”.
Quase sempre essas coisas não encontram condições ideais. Nem de tempo, nem de dinheiro, nem de saúde ou disposição ou conhecimento, ou seja lá o que for. Ou se faz as coisas ou não se faz. Observe as pessoas que você conhece que vivem adiando suas realizações mais importantes. Você já percebeu que a vida delas vai passando e nada delas colocarem em prática seus planos?
E você? Quando vai começar a fazer o que sabe que deve ser feito? Quando vai realizar aquele seu projeto acalentado há tanto tempo? Por favor, não cometa o erro de esperar que tudo esteja perfeito para então dar vida à sua ideia. O único fator realmente imprescindível é a vontade.
Isso se aplica a todas as áreas de sua vida. Não espere ser “bom” para fazer bondade. Não espere ter sentimentos puros e nobres para desenvolver sua espiritualidade. Não espere acumular leitura e conhecimento para participar de um grupo espírita. Não espere se aposentar para escrever um livro. Não espere uma iluminação súbita para então começar sua reforma íntima.
Você não tem as condições ideais? Mas você tem as condições de que precisa: Vontade e capacidade de superação. O resto vem naturalmente. Os problemas vão sendo resolvidos à medida que surgem. Sempre existirão problemas. Não tente eliminá-los; aprenda a resolvê-los.
Precisamos aprender a dar o máximo de nós com o que temos à disposição, sem esperar e esperar. Uma reencarnação é pouco para fazer tudo o que gostaríamos. Mas se tivermos coragem e boa vontade, dá pra fazer alguma coisa…