Artigo publicado originalmente em 03/08/2012
Você já passou por dificuldades familiares? Você gostaria de ser mais reconhecido, respeitado, admirado por seus familiares? Você sabia que é muito mais comum do que se pensa uma pessoa ser mais valorizada por estranhos do que dentro do próprio lar?
Há uma passagem no evangelho em que avisam Jesus de que sua mãe e seus irmãos estavam lá fora esperando por ele, e Jesus, apontando para os que o rodeavam, diz que estes são sua mãe e seus irmãos. É claro que com isso Jesus quis dizer que sua família são aqueles que o seguem, que cumprem a Lei de Deus. Mas não dá pra negar que seus irmãos de sangue não o seguiam. Noutra passagem, ele diz que “ninguém é profeta em sua terra; um profeta só é desprezado em sua terra e em sua própria casa”.
Além da intimidade familiar, que faz com que não se perceba com clareza o que seus membros têm de diferente, de valoroso, há que se considerar a questão da reencarnação. Os mecanismos que regem a reencarnação fazem com que cada nova passagem pela Terra sirva de tentativa de resgate de erros do passado do espírito imortal. Cada reencarnação oportuniza que antigos desafetos renasçam juntos, que velhos inimigos convivam sob o mesmo teto, que ódios e diferenças milenares se transformem, se harmonizem.
Isso não é exceção, isso é a regra. Exceção é o lar em perfeita harmonia, onde seus componentes são reunidos para o cumprimento de uma missão. Isso é raro. O normal é que seus pais, seus irmãos, seu cônjuge, seus filhos e muitos outros menos próximos sejam espíritos interligados por débitos cármicos importantes.
É bom ter consciência disso. É um ponto a seu favor ter sempre em mente que isso não acontece só com você. Você não é uma vítima do universo. Todas as famílias têm seus problemas, umas mais, outras menos. Aquelas que parecem perfeitas são apenas mais discretas, não deixam transparecer suas divergências e dificuldades. Nos momentos de crise familiar, lembre-se de que você está tendo uma grande oportunidade de harmonização com antigos desafetos. Recorde-se de que você está tendo a chance de crescer espiritualmente, superando uma barreira que pode estar lhe atrasando há muitos séculos. Não se esqueça de que a Vida está lhe oferecendo ocasião de vencer seus próprios pontos fracos.
A ordem do universo é perfeita. Para que sua vida acompanhe essa perfeição, é necessário que você se harmonize com as Leis cósmicas. E essa harmonização deve começar a ser exercitada no lar, junto aos seus próximos mais próximos. O lar é o primeiro laboratório do espírito imortal. Na figura adorável de um filho, de um marido, de uma irmã, de um pai, pode estar oculto um dos nossos grandes problemas do passado, um dos grandes entraves para o nosso progresso espiritual. E não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar reencarnação após reencarnação falhando nos mesmos pontos. Pois é sabido que vida após vida tendemos a cometer erros semelhantes, muitas vezes com os mesmos seres, apenas revestindo personagens diferentes.
Você é a melhor versão de si mesmo. O espírito imortal nunca regride. Isso quer dizer que nunca você esteve em tão boas condições de superar a si mesmo, de vencer suas fraquezas. Aproveite as dificuldades do lar para consolidar sua reforma íntima. Exercite suas qualidades. Acredite em si mesmo. E, acima de tudo, não se ache vítima. Tenha certeza de que, se hoje você padece nas mãos de seus familiares, no passado você deve ter feito a eles algo muito pior. É fácil? Nem sempre. Mas o amor consegue tudo, e somos feitos para o amor…