Para quem busca entender a tragédia de Santa Maria, me baseei no Espiritismo para tratar de desencarnes coletivos.
Tomei a iniciativa de empreender este trabalho movido pela necessidade de oferecer respostas aos milhares de leitores que acessaram este site em busca de uma explicação, sob o ponto de vista do Espiritismo, para a tragédia de Santa Maria. Não tenho respostas. Mas há obras consagradas da Literatura Espírita que tratam do tema e podem nos ajudar numa análise comedida.
Não há nenhuma novidade neste trabalho. Nenhuma informação que já não esteja à disposição do público leitor e pesquisador. É pouco mais que uma compilação de trechos de livros que tratam do assunto “resgates coletivos”, pois esta é a hipótese que sustento para o que aconteceu. Não ofereço opinião definitiva sobre o assunto.
O espírita experimentado nos estudos não vai encontrar nada, neste pequeno trabalho, que já não tenha lido antes. Se não for pelo interesse em rever o assunto, talvez suas páginas não sejam o melhor investimento para o seu tempo e atenção.
Os que acompanham este site com assiduidade vão se deparar com algumas coisas que já publiquei antes; se preferirem apenas conferir o que dizem as obras consultadas, talvez queiram pular para a metade do trabalho e começar a leitura na página 13.
Não é minha intenção convencer ninguém de nada. Apenas ofereço uma visão espírita que, se não convence o descrente, pelo menos faz pensar quem se interroga em busca de respostas.
Clique sobre o título para ler em PDF: A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO