Comportamento

Os cuidados com a aparência – uma opinião espírita

casal idoso

Artigo publicado originalmente em 13/12/2012

Ouça este artigo na voz do autor

Os valores espirituais e morais são infinitamente mais importantes do que a beleza física. Ninguém discute isso. Mas uma coisa não exclui a outra. Devemos dispensar cuidados com a nossa aparência. Ou você acha que o espírita deve cuidar apenas das coisas do espírito?

Será que você dá a devida importância ao seu corpo? Você sabe que é espírito imortal, você sabe que é muito mais do que o seu corpo físico, sabe que já existia antes dele ser gerado e que vai continuar existindo depois que ele perecer.

mulher idosa bonita
Você cuida da sua aparência?

O corpo físico é o instrumento de que o espírito imortal se utiliza para exercer suas atividades. O corpo físico é indispensável em nosso meio material. É através dele que nos manifestamos. É a aparência que teremos durante toda a nossa atual reencarnação.

Conforme vamos progredindo, ao longo de nossa evolução, nossos gostos vão se refinando. Aprendemos a apreciar a beleza. Não há como negar que a beleza vem se desenvolvendo de acordo com nossa evolução. Nossos corpos são mais bonitos e aperfeiçoados do que os corpos de nossos ancestrais.

Ainda colhemos o fruto da influência de séculos de cultura cristã deturpada. O obscurantismo cristão condenou o corpo físico a instrumento do pecado. As antigas pregações cristãs combatiam as solicitações do corpo como se fossem coisas diabólicas.

Nosso corpo requer cuidado. Cuidado com sua saúde, com o bom funcionamento de todos os seus órgãos. Para que o espírito possa se expressar satisfatoriamente é necessário um corpo saudável e bem cuidado. Cuidado com a sua beleza, pois cuidar da própria aparência é prova de respeito pelo próximo.

Sei que você é esclarecido o suficiente para não confundir esse cuidado com narcisismo. É preciso cuidar da aparência, mas não fazer disso uma prioridade ou obsessão. A boa aparência é fundamental para a sua autoestima. Fique dois ou três dias sem trocar de roupa, sem se barbear ou maquiar, conforme o caso, sem tomar banho, sem cuidar da higiene pessoal. Duvido que você não se sinta péssimo nestas condições.

Cuidando de sua aparência, você está fazendo bem a si mesmo e àqueles que o cercam. Qualquer um se sente melhor perto de alguém bem arrumado, bem vestido, sorridente. O desprezo pela aparência não é prova de superação das coisas materiais. Alguém que não dá atenção à própria aparência não é necessariamente alguém mais evoluído, desligado das coisas fúteis.

Pra quem gosta de exemplos, o próprio Chico Xavier usava peruca e cuidava de sua aparência. Ele dizia que não tinha o direito de chocar ou constranger os outros com sua feiura ou má aparência. O corpo físico é uma dádiva da Vida, é um instrumento avançadíssimo de interação no mundo material. Você acha que Jesus andava como um maloqueiro? Conta o evangelho que depois de sua crucificação os soldados fizeram sorteio entre si para ver quem ficaria com suas vestes. Sinal de que não andava vestido de andrajos.

A imagem que temos dos espíritos superiores, dos espíritos mais iluminados que nós, é uma imagem de beleza. Por que não seguiríamos seu exemplo? Cuide do seu corpo, cuide da sua aparência. Você tem que cuidar de sua saúde para viver mais e melhor, para aproveitar ao máximo a sua experiência terrena, para ser grato pela oportunidade que teve de receber um corpo. Você tem que cuidar da sua aparência para que você mesmo se sinta melhor, para que sua imagem ao espelho lhe desperte um sorriso, para que você se sinta mais seguro, mais amoroso com a vida. E para que as outras pessoas sintam-se bem em sua presença.

Os valores espirituais e morais são infinitamente mais importantes do que a beleza física. Ninguém discute isso. Mas uma coisa não exclui a outra. O mundo físico é mundo de aparências. Estamos no mundo físico. Por que desprezaríamos a aparência? 

Conheça meu canal no Youtube!

Artigo AnteriorPróximo Artigo